Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro >
ALFA - Comunidade BAES >
Artigos >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10849/87
|
Title: | Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão |
Authors: | Gesueli, Zilda Maria |
Keywords: | Linguagem Surdez Identidade Língua de sinais |
Issue Date: | 2006 |
Abstract: | Este trabalho discute o papel da língua de sinais na construção da identidade surda. Diferentes autores têm discutido a relação língua(gem) na construção da identidade, destacando-se que esta se constitui a partir da significação — ao significar o sujeito se significa (Orlandi, 1998). Dessa forma, buscamos trazer esta discussão para o campo da surdez levando em conta que, o interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo e o lugar de contato com essa língua se dá, para a maioria dos alunos, dentro das instituições ou escolas especiais para surdos. Observamos que a inserção do professor surdo na sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da narrativa em língua de sinais, mas também se percebam como surdos, construindo sua identidade já na idade de 5-7 anos, assumindo e diferenciando papéis na interação, principalmente em relação ao professor surdo e ao professor ouvinte. A perspectiva de educação bilíngue na área da surdez está antecipando a consciência dos próprios surdos sobre o significado da surdez, o que há bem pouco tempo acontecia somente na idade adulta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10849/87 |
ISSN: | 0101-7330 |
Appears in Collections: | Artigos
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|