Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro >
ALFA - Comunidade BAES >
Artigos >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10849/83
|
Title: | O reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico |
Authors: | Lima, Ricardo Alves de |
Keywords: | Ensino de técnicas de exame psicológico Psicologia Técnicas de exame psicológico Atividades práticas no ensino |
Issue Date: | 2001 |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo investigar o reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico (T.E.P.), mais especificamente dos testes do Desenho da Figura Humana (DFH), Desenho da Família, Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), Psicodiagnóstico de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.). Pode-se observar, em síntese, que as atividades práticas exigem e preocupam o aluno, por vezes, de maneira excessiva, prejudicando assim seu aprendizado em T.E.P.. Verifica-se que o aluno, ao se envolver demasiadamente com este tipo de atividade, não atenta aos fundamentos teóricos de maneira adequada. Sendo a teoria o alicerce da prática, aqui está o maior prejuízo ao aprendizado. Observa-se, então, que há a necessidade de se repensar algumas posturas pedagógicas empregadas nesta disciplina, em seus diversos níveis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10849/83 |
Appears in Collections: | Artigos
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|