Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro

Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro >
ALFA - Comunidade BAES >
Artigos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10849/83

Title: O reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico
Authors: Lima, Ricardo Alves de
Keywords: Ensino de técnicas de exame psicológico
Psicologia
Técnicas de exame psicológico
Atividades práticas no ensino
Issue Date: 2001
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar o reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico (T.E.P.), mais especificamente dos testes do Desenho da Figura Humana (DFH), Desenho da Família, Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), Psicodiagnóstico de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.). Pode-se observar, em síntese, que as atividades práticas exigem e preocupam o aluno, por vezes, de maneira excessiva, prejudicando assim seu aprendizado em T.E.P.. Verifica-se que o aluno, ao se envolver demasiadamente com este tipo de atividade, não atenta aos fundamentos teóricos de maneira adequada. Sendo a teoria o alicerce da prática, aqui está o maior prejuízo ao aprendizado. Observa-se, então, que há a necessidade de se repensar algumas posturas pedagógicas empregadas nesta disciplina, em seus diversos níveis.
URI: http://hdl.handle.net/10849/83
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O reflexo das atividades práticas no processo ensino aprendizagem das técnicas de exame psicológico.pdfpp. 55-69203.66 kBAdobe PDFView/Open
O reflexo das atividades práticas no processo ensino aprendizagem das técnicas de exame psicológico.rtfpp. 55-69403.45 kBRTFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace