Biblioteca Aberta do Ensino Superior da Universidade de Aveiro >
ALFA - Comunidade BAES >
Artigos >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10849/80
|
Title: | A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas |
Authors: | Carvalho, Renato Gil Gomes |
Keywords: | Psicologia escolar Serviços de psicologia e orientação Abordagem ecológica |
Issue Date: | 2008 |
Abstract: | As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10849/80 |
Appears in Collections: | Artigos
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|